quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

EM JULHO DE 2010 MONSENHOR TABOSA FORMOU A PRIMEIRA TURMA DA GARAGEM DIGITAL


A Coordenação do Projeto Garagem Digital, comemorou no dia 7 de julho, juntamente com alunos, pais e várias autoridades municipais, a conclusão da primeira turma formada pelo projeto no município de Monsenhor Tabosa. A cerimônia de conclusão do curso ocorreu no Auditório do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) daquela localidade.
Estiveram presentes ao evento o prefeito José Souto; a pedagoga Fabíola Damasceno Lacerda, representando o Instituto CENTEC; o vereador Gerardo Marques Ribeiro, representante da Câmara Municipal; os secretários municipais Fátima Cruz (Educação); Jair Souto (Saúde); Antônio Souto Neto (Finanças); Cléa Teixeira (Trabalho e Assistência Social); a procuradora do município Ivone Barros Martins; a assistente social Suely Holanda e o comandante do destacamento da Policia Militar da região de Crateús, Coronel Humberto Rômulo Aragão de Paula Tavares.
O Projeto Garagem Digital foi criado em 1999 pela Fundação ABRINQ e pela HP Brasil na cidade de São Paulo. Em 2004 foi estabelecida parceria com o governo do Estado do Ceará e Instituto CENTEC em Fortaleza através da Diretoria de Extensão Tecnológica (DET), que coordena as ações no Estado. Portanto, este projeto só existe nos dois estados supracitados. O Ceará, entre os anos de 2004 e 2007, implantou o total de nove (9) Garagens Digitais, sendo estas localizadas nos municípios de Limoeiro do Norte, Beberibe, São Gonçalo do Amarante, Aracati, Aracoiaba, Barbalha, Eusébio, Itaiçaba e Quixeramobim. Monsenhor Tabosa é o décimo município cearense a fazer a adesão.
O projeto foi implantado no município em março de 2010, através da parceria entre o Governo do Estado do Ceará, Prefeitura Municipal de Monsenhor Tabosa, através da Secretaria Municipal de Educação, juntamente com o Instituto Centro de Ensino Tecnológico – CENTEC. A equipe do projeto é composta por um coordenador, um educador web, um educador social e dois monitores. Durante três meses foram formados quarenta jovens, sendo vinte alunos por turma. Cada edição do projeto possui carga horária de 240 horas, beneficiando jovens com idade entre 16 e 24 anos e que estejam cursando entre a 7ª série e o último ano do Ensino Médio ou que já o tenham concluído. A prioridade é para estudantes de escolas públicas e baixa renda familiar per capita. Congratulação e estímulo aos concludentes A coordenadora do projeto no município, Eliane Gomes, falou das ações realizadas pelos alunos durante o curso: palestras, seminários, aulas e pesquisas de campo, shows culturais, aulas teóricas e práticas sobre as tecnologias da informação que visam buscar a produção de conhecimentos para a inserção dos jovens na vida adulta e profissional. Os alunos fizeram a apresentação do produto final do curso: Portfólio, Jornal (GD notícias) e um endereço eletrônico (site) para divulgar os trabalhos do projeto. A secretária Fátima Cruz disse que já é possível se perceber a mudança nos jovens pela demonstração dos trabalhos apresentados, que ferramentas como o Garagem Digital estão sendo adquiridas para qualificar os jovens taboenses, para que os mesmos possam competir no concorrido mercado de trabalho e parabenizou a todos que permaneceram no projeto.
A pedagoga Fabíola Damasceno, do Instituto CENTEC, congratulou os concludentes e disse que o projeto de fato está mudando a vida dos jovens de Monsenhor Tabosa. Fabíola afirmou estar feliz porque a parceria vem dando certo e produzindo frutos. Muitos aprenderam sobre informática e estão melhor preparados para se lançar no mercado de trabalho. A representante do CENTEC também ressaltouque a parceria continuará e novas turmas serão abertas no município.
O prefeito José Souto parabenizou a equipe que conduziu o curso, aos pais de alunos e aos alunos pela oportunidade abraçada, e disse que com a capacitação uma porta foi aberta para novas perspectivas de vida, preparando-os para o trabalho e para o emprego.
A Garagem Digital, em Monsenhor Tabosa, está instalada na sede da Associação Estefânia Almeida Chaves, na Rua Travessa Nossa Senhora de Fátima, no Centro, onde funcionava o antigo Clube de Mães.

Nenhum comentário: