sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

PROGRAMA MAIS CULTURA INVESTE EM ASSENTAMENTO

Só felicidade e contentamento explicam o que os jovens do assentamento Tira Teima, em Monsenhor Tabosa, Ceará, estão sentindo ao ver que finalmente seus sonhos dão os primeiros passos para serem realizados. O grupo líder de adolescentes, composto por 17 integrantes, há muito tempo esperava apoio concreto para suas atividades culturais, que enfim aconteceu. O Instituto Nordeste Cidadania captou recursos do Programa Mais Cultura, do Ministério da Cultura, e repassou R$ 8.975,00 para o grupo, quantia que será usada no projeto chamado por eles de Arraiá Festa da Roça do Assentamento Tira Teima.

Graças à parceria do Projeto Dom Helder Camara - PDHC no incentivo ao programa, os jovens puderam finalmente dar início às atividades, cujo objetivo principal é o incentivo à cultura. Com o dinheiro, serão adquiridos equipamentos de som e vídeo e também livros. Para as peças encenadas, serão comprados cenário e figurino para os pequenos atores. Eles ainda planejam apresentações para os assentamentos vizinhos, que contarão com oficinas sobre cenário e coreografia, especialmente dirigidas ao público jovem. Dois seminários serão realizados para que sejam discutidas questões de cultura e problemas comuns à juventude, como drogas, bebidas e dificuldade de acesso a políticas públicas. A cultura de paz e a organização de um grupo de jovens para cada assentamento visam à permanência da juventude no campo, para que eles não abandonem sua terra em busca de melhores oportunidades na cidade.

O Instituto para o Desenvolvimento da Economia Familiar - IDEF proporcionou uma parceria técnica junto ao PDHC, e a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Ceará - FETRAECE foi parceira na mobilização, tornando possível o Projeto Mais Cultura em Tira Teima. Também foram importantes as atividades do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais - STTR de Monsenhor Tabosa e da Associação do Assentamento Tira Teima.

Nenhum comentário: