segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

POSTEI NO ORKUT SOBRE A ELEIÇÃO DE SÁVIO FROTA - OS ERROS DE PORTUGUÊS DEIXEI PELA PRESSA DE DIGITAR À ÉPOCA

Luiz

Savio meu amigo merece essa presidencia

Vereador com 5 mandatos (ou foram 4?), filho de um ex-prefeito e que tem no íntimo a vontade de assumir um dia a prefeitura de Monsenhor Tabosa. Sempre foi relegado a segundo plano pelo seu líder político Chico Madeira. Teve dois momentos iluminados para ele. Considerado em seu grupo político como um vereador "rodado" pois é homem dotado de poucos recursos financeiros contou com um fator imponderável na sultimas eleições. A falta de candidatos fortes de votos no seu partido. A desistencia da candidatura do presidente da Câmara à época, Moacir Cursino e a pouca popularidade do candidato Honorio Junior que tinha dinheiro para gastar mas que não se comprovou nos votos. Ficou com a terceira vaga de seu partido. O segundo fator de sorte de Sávio Frota foi a derrota de Chico Madeira. Isso porque Chico Madeira tem uma tendencia de interferir na eleição de presidente da Câmara para mostrar um poder sobre tudo e todos. Eleito prefeito, Chico Madeira entregaria a Câmara a Pinho (não teriam brigado se tivesse com a prefeitura na mão) e depois a Roberto (já tinha sido vice-presidente e foi o vereador mais votado). Homem de muitas amizades e sorriso aberto, Sávio demonstrou com sua eleição que dinheiro não é tudo numa campanha. Aceitou ser secretário de saúde de Chico Madeira em um momento de desgaste da administração municipal.

19/11/10 
excluir

Luiz

tem mais...

Mas o mundo da política tem algo difícil de dominar, o chamado imponderável, aqilo que não cabe ao homem controlar e que alguns chamam de destino. Reeleito, depressivo com os débitos de campanha, sem prefeito, ajudou na eleição de Ricardo Mesquita e continuou seu sonho de ser presidente. O destino começou a sorrir quando houve o aumento de 9 para 11 vereadores para a eleição de 2012, Sávio vê aí a possibilidade de novo mandato crescer, inicia seu curso técnico (ele é funcionário concursado da pref municipal licenciado). Vem a política de deputados e o que vemos? O vereador Gildo apoiando o candidato de Chico Madeira. Havia ali um acordo para a eleição de presidente da Câmara? Não sabemos, mas no mundo poliítico é melhor contarmos com todas as possibilidades e talvez aí a possível desistência de Djacir Dão, tido e havido como o candidato de Zé Souto desde o início do mandato. Mas Sávio teria vários obstaculos a vencer. alguns vereadores antigos e candidatos naturais. Quais seriam eles? Pelo lado do prefeito um candidato que já tinha 2 mandatos como presidente da Câmara Municipal, Djacir Dão. Outro que queria voltar a presidencia, só que dessa vez com um aliado como prefeito, no caso o vereador Gildo(foi presidente com o Chico Madeira na prefeitura e comeu o "pão que o diabo amassou" em sua administração a frente do legislativo). pelo lado de Chico Madeira, 2 vereadores, os mais votados, Roberto e Pinho, esse considerado uma espécie de braço forte do governo Chico Madeira e de sua campanha a reeleição a prefeitura municipal em 2010. Vieram então os acertos de Zé Souto com o deputado Guimarães, fato que gerou mais um candidato a presidente, o novato e inexperiente Juraci do PT que vai aprender muito como funciona a política. Ela as vezes é como uma maezona, carinhosa com a gente e reconfortante, mas as vezes ela nos trata como uma bruxa má, onde sempre temos que engolir grandes pedaços de maçã venenosa que nos maltrata e destrói. Vamos analisar detidamente.

19/11/10 
excluir

Luiz

ex-candidatos

Gildo - teve sua campanha e sonhos encerrados quando apoiou Genecias Noronha. Acertos políticos são coisas que ficam guardadas a 7 chaves.

Eridan - ficou enfraquecida politicamente com a morte de "seu" Dideus Mocó

Djacir Dão - O acerto politico de Gildo deve ter atrapalhado seus projetos. Quando procuraram o prefeito Zé Souto foram informados que a prefeitura não ia interferir na eleição da Câmara Municipal, ou seja, se virem por lá mesmo.

Gerardo Ribeiro - marido de Dona Fatima Cruz, mulher forte politicamente e que gera em nosso municipio, algo que só vemos em quem se destaca. É pessoa a qual se gosta ou se odeia. Com Fátima não existe meio-termo e Gerardo Ribeiro representa na Caãmara a força política de sua família, seus eleitores, mas de Dona Fátima Cruz. Não tinha mais do que o voto dele, Eridan (vota em quem Zé Souto apontar se ele interferir na eleição). Não teria votos fora do grupo situacionista.



Juraci - foi mordido pela mosca-azul, na politica essa mosca representa a vaidade de ocupar cargos mais altos mesmo que sejam apenas sonhos alimentados por outros que dão a um adversario uma escada muito alta e a retiram, sem dó nem piedade, só para verem sua queda. Talvez no acerto de Zé Souto com Guimaraes, tenha sobrado para Juraci uma promessinha dos vereadores do prefeito votarem em Juraci para presidente da Câmara. Descobriu que em política 2 + 2 nem sempre são 4. Ficou com uma imagem ruim pois tenho visto muita gente "comemorar" sua não-candidatura como uma espécie de castigo por ter tentado um acordo esdrúxulo do PT com o PSDB. Dizem que em determinados momentos Juraci foi visto de peito inchado dizendo que não queria mais papo com Chico Madeira nem Dr Francisco, que iria ser presidente como o apoio de Zé Souto. Não quero acreditar nisso mas que foi deixado de fora até da nova mesa diretora da Câmara, isso foi. Juraci é o maior derrotado nessa eleição da Câmara.

19/11/10 
excluir

Luiz

Ricardo não podia ser candidato a reeleição.

Faltavam então apenas 2 candidatos. Roberto e PInho.

Disputa ficou entre Savio, Roberto e Pinho. 3 vereadores do mesmo partido PSB. Ricardo votaria em qualquer deles pelo acerto de sua eleição. os 3 votariam em Ricardo e emtroca Ricardo garantia seu voto em quem fosse indicado.

Pinho -por ter sido braço forte de Chico Madeira, gerou insatisfações com vários vereadores e aliados de Zé Souto. Tinha insatisfações com Eridan, Djacir e Gildo. E candidato numa disputa com menos votos gera derrota.

Roberto - vereador do sertão, em segundo mandato, depois de sua reeleição era alvo de brincadeiras dos colegas em plenario pelo fato de se considerar "presidente antes da eleição". Lógico que era tudo brincadeira de nossa parte ,mas ele ficava meio inquieto. E é aí que entra a vantagem de ser da cidade, muitos mandatos e amizade como os outros vereadores, a maioria vizinho de Sávio.

Vendo o campo aberto Sávio foi politicamente, a luta. Como se come mingau quente, foi pelas beiradas e em silêncio. Fechou acordo com o PR de Dona Fatima Cruz e angariou os votos necessarios para sua eleição. Só tem uma chapa inscrita e tem Sávio Frota na presidencia, Djacir na vice, Roberto e Gerardo Ribeiro nas 2 secretarias.

Sávio deu uma aula de política a Juraci. É essa a diferença da experiência para a inexperiência.

19/11/10 
excluir

Luiz

Atenção futuros candidatos

Se tem um poítico que sabe as atribuiçoes de um presidente da Câmara esse se chama Sávio Frota. Se tem um político que sabe a força política de um presidente da Câmara esse se chama Sávio Frota. Deixo aqui um aviso. "A SUCESSÃO MUNICIPAL VAI PASSAR POR ELE. SÁVIO TEM TUDO PARA SER, (ATÉ QUE ENFIM NÉ MAGRO-VÉI?), UM VEREADOR MUITO BEM VOTADO, VICE-PREFEITO OU ATÉ O CANDIDATO A PREFEITO - SONHO ANTIGO- NA EVENTUALIDADE DE CHICO MADEIRA SER PEGO PELO FICHA-LIMPA"

Nenhum comentário: