quarta-feira, 9 de março de 2011

MEMÓRIA TABOENSE III - FRANCISCO DE ARAÚJO CHAVES ( PIXICO )


FRANCISCO DE ARAÚJO CHAVES, mais conhecido por Pixico, nasceu no então distrito de Telha (M.Tabosa-Ce), no dia 20.11.1891, filho de Manuel Alves de Araújo e dona Joana Alves de Araújo. 

Viveu sua infância na Fazenda Bom Tempo em Tamboril-Ce. 

Naquela cidade empregou-se como caixeiro comercial na loja do Cel. Antônio Ciríaco de Holanda. 

Aprendeu também a tocar instrumento de sopro (clarinete) e foi músico. 

Casou-se em 22.11.1922 com Estefânia Costa de Almeida, filha do Cel. Francisco Epifânio de Almeida e de dona Rosa Costa de Almeida, de Telha-Ce. Transferiu-se para telha em 1927. 

Seus filhos, Zuleide casou-se com Arquimedes Amaral; Marina morreu inupta; Laís casou-se com Edgar Martins Timbó; Edmilson casou-se com Áurea Souto; Edgar casou com Ana Américo de Oliveira; Eliardo não casou; Heloísa casou-se com Helder Mesquita; Ernani casou-se com Carolina Armênia e Rosa Branca casou-se com Osvaldo Antunes.


Em 1938, deixou o comércio para dedicar-se às atividades agrícolas e à pecuária. 

Com a volta do regime democrático em 1945, trabalhou no movimento de emancipação do distrito de Telha e foi indicado a candidatar-se ao cargo de Vereador como seu representante.  

Eleito, atuou em duas legislaturas, mesmo com o distrito já tendo conseguido autonomia, procurou carrear benefícios do real interesse para Monsenhor Tabosa.
 
Com a instalação do novo município, deixou a política e passou a administrar somente seus bens. Faleceu em M. Tabosa no dia 21.05.1961.

Fonte: Laís Almeida  e Helder Mesquita

Nenhum comentário: