terça-feira, 12 de abril de 2011

BAIRRO CARRAPICHO DÁ EXEMPLO NO COMBATE A DENGUE



A equipe do Programa Saúde da Família – PSF do bairro Carrapicho, juntamente com Agentes de Saúde e de Endemias, realizaram no início da noite desta segunda feira, 11 de abril, um movimento em combate a dengue. O evento teve a presença de autoridades da secretaria de saúde do município, representantes de secretarias municipais e de moradores da comunidade.
 
A enfermeira Stela Rodrigues, disse que o evento visa chamar atenção sobre os perigos da dengue e que o trabalho no bairro será intensificado até o fim de abril, com o apoio dos moradores.
 
De acordo com Ademária Timóteo coordenadora da atenção básica na secretaria municipal de saúde, até o momento o estado do Ceará ocupa o primeiro lugar em morte por dengue no Brasil, ao todo os casos registrados ultrapassam 8 mil.
 
Em Monsenhor Tabosa já são mais de 520 casos notificados e 266 confirmados. Um óbito por dengue hemorrágica também está confirmado e outro está sendo investigado.
 
Também ressaltou que a situação da dengue é grave, que o risco de óbito existe e apelou aos moradores para que continuem supervisionando os recipientes com água, afim de evitar a proliferação do mosquito.
 
Em nome da secretaria de saúde, Ademária falou que está sendo intensificando o abate do mosquito através do carro fumacê.
 
Com o intuito de incentivar os moradores a realizar coleta de lixo nos quintais das casas, os agentes de saúde distribuíram sacos plásticos e panfletos com informações sobre a doença.
 
O evento teve ainda a apresentação de uma peça teatral, onde foi abordado os hábitos do mosquito Aedes Aegypti, dengue e suas complicações, sintomas, cuidados e a forma de prevenção e combate ao mosquito.
 

POR: DORISMAR RODRIGUES

Nenhum comentário: