quinta-feira, 21 de abril de 2011

FEIRA DA AGRICULTURA FAMILIAR FAZ UM ANO



Agricultores familiares do município de Monsenhor Tabosa, integrantes da Feira Municipal Agroecológica da Agricultura Familiar – FEMAAF comemoraram na manhã de 16 de abril (sábado), o primeiro ano da feira no município.
 
A feira funciona em parceria com: Sindicato dos Trabalhadores Rurais – STTR; Instituto para o Desenvolvimento da Economia Familiar – IDEF; FETRAECE; Projeto Dom Helder Câmara; Prefeitura Municipal; Banco do Nordeste; Governo do Estado e Governo Federal.
 
Os principais objetivos são: aumento da renda familiar, resgatar a cultura, fomentar o desenvolvimento da produção local, comercialização direta ao consumidor, a prática da economia solidária (preço justo sem concorrência) e fortalecimento da agricultura familiar.
 
Etienia Araújo é técnica social do IDEF e faz acompanhamento junto a FEMAAF, segundo ela, a feira conta hoje com 36 sócios e é coordenada pela Cooperativa Mista dos Agricultores Familiares – COMAF. Etienia ressalta que a Cooperativa também abre espaço para agricultores não sócios. A feira realizada no centro comercial sempre no 1º sábado de cada mês, movimenta um bom dinheiro no município, em 2010 apesar da grande estiagem, o movimento financeiro foi em torno de R$ 9.000,00 mil reais, a expectativa é que em 2011 esses dados sejam superados com facilidade.
 
Uma diversidade de produtos é comercializada na feira: frutas, hortaliças, verduras, derivados do leite, animais vivos, “plantas medicinais”, comidas típicas e artesanatos. Ao todo, 10 comunidades da zona rural participam ativamente da feira, que conta com 25 garantidores, que são agricultores referencia nas respectivas comunidades.
 
Sebastião Messias, (Presidente da Cooperativa), explica que a prioridade da produção é para o consumo das famílias, apenas o excedente é comercializado. Sebastião explica também que toda a produção se dá de forma harmônica e em equilibro com a natureza, toda orgânica, sem uso de agrotóxico, esta atitude consiste num profundo respeito ao meio ambiente e a saúde das pessoas, diz Sebastião Messias.
 
Todo o projeto foi elaborado pelo IDEF em nome da Cooperativa Mista dos Agricultores Familiares (COMAF). Boa parte dos projetos (estrutura) são financiados pelo projeto Dom Helder Câmara e Secretaria do Desenvolvimento Agrário - SDA.
 
A feira municipal que surgiu a partir da feira estadual e da regional, contou em seu primeiro aniversário com show de talentos e apresentação da banda marcial de música da secretaria de cultura do município. Também contou com a presença de parceiros e muitos populares.


Por: Dorismar Rodrigues

Nenhum comentário: