domingo, 3 de abril de 2011

IMPLANTAÇÃO DO DEPARTAMENTO MUNICIPAL DE TRÂNSITO REDUZIU ACIDENTES EM 70% EM 8 MESES


AGENTES DE TRÂNSITO DE MONSENHOR TABOSA(SENTADOS)



O Departamento Municipal de Trânsito (DEMUTRAN) com seus respectivos agentes foi implantado em Monsenhor Tabosa há 08 (sete) meses, na mesma época a cidade também recebeu sinalização em “toda a área urbana”. Ao longo desse período a comunidade vem sendo orientanda sobre as normas e condutas corretas no trânsito. Com isso a população tem tido a oportunidade de conhecer e se adequar melhor as exigências do (CTB) Código de Trânsito Brasileiro.
Para um trânsito cada vez menos violento e mais seguro, o DEMUTRAN vem intensificando a fiscalização no trâsito, em especial: condutor dirigindo sob a influência de álcool, prática de direção perigosa, menores conduzindo veículos automotores, falta do uso do capacete para condutor e passageiro, excesso de passageiros e estacionamento irregular. Considerando que tais atos estão em desacordo ao CTB e põem em risco à vida do cidadão, o departamento está adotando medidas administrativas e judiciais referente a cada caso.
De acordo com Juliana Pinto - Diretora Geral do DEMUTRAN e da Guarda Cívil Municipal, todo o trabalho conta com apoio das autoridades locais. Até bem pouco tempo Monsenhor Tabosa era uma das cidades da região com trânsito mais violento. Apesar de resistências por parte de alguns condutores, as ações têm mostrado ótimos resultados, reduzindo de forma significativa o número de acidentes, especialmente com vítimas fatais.
Estatísticas: Segundo dados do Hospital Municipal Francisquinha Farias Leitão, foram registrados em Monsenhor Tabosa, no período de 2004 e início de 2010, 728 acidentes de trânsito com dezenas de mortos. Uma média de 121,3 ao ano. Graças ao trabalho do DEMUTRAN em parceria com: Guarda Municipal, Pró-Cidadania e Polícia Militar, nos últimos 07 (sete) meses os acidentes diminuíram em mais de 70%, já as mortes no trânsito foram reduzidas literalmente a 0% no mesmo período.
Em todo o estado do Ceará somente em 2009, 14.181 pessoas se envolveram em acidentes de trânsito. Deste total: 13.028 foram vítimas não fatais e 1.153 fatais. Do total geral de vítimas: 8,13% fatais, 91,87% não fatais. Entre as vítimas fatais o maior percentual é de motociclistas (26,54%), entre as vítimas não fatais, o maior percentual também é de motociclistas (41,35%). Dados do DETRAN/CE.
Uso do capacete: este equipamento de segurança já representou a diferença entre a vida e a morte de muitos motociclistas que se envolveram em acidentes. O equipamento é uma exigência do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), através da resolução nº 203. É importante a conscientização dos condutores e passageiros com relação ao uso deste equipamento de segurança, pois não dá apara prevê um possível acidente.
Álcool e direção: Uma mistura que definitivamente não combina; ambos são grandes causadores de mortes e acidentes no trânsito, e conseqüentemente uma combinação fatal. Qualquer quantidade de álcool ingerida, por mínima que seja diminuem os reflexos da pessoa, fazendo com que ela não tenha plenas condições para dirigir. O ato de dirigir exige pensamento rápido e muita atenção. A lei é muito clara: não é permitido nenhum nível de concentração de álcool por litro no sangue. Para não se arriscar a sofrer as penalidades previstas em lei e nem colocar sua vida e a de outros em risco, lembre se que se for dirigir não beba em hipótese alguma.
Por: Dorismar Rodrigues

Nenhum comentário: