domingo, 17 de abril de 2011

ORGULHO TABOENSE 8 - MONSENHOR ODILON MARINHO DE PINHO

"TRECHO DO DISCURSO PROFERIDO PELO DEP FEDERAL CRESCÊNCIO PEREIRA JR, NO DIA 13 DE NOVEMBRO DE 2002, POR OCASIÃO DA COMEMORAÇÃO DOS 50 ANOS DE SACERDÓCIO DESSE TABOENSE ILUSTRE MAS POUCO CONHECIDO PELOS MAIS NOVOS"



Monsenhor Odilon Marinho de Pinho, que no próximo mês, precisamente no dia 7 de dezembro, completa 50 anos de sacerdócio; 29 dos quais na Paróquia de São Pedro de Ibiapina, porquanto nomeado vigário, tomando posse em 7 de abril de 1973. 


Nascido em Monsenhor Tabosa no dia 24 de agosto de 1924, ingressou no seminário de Sobral em 1940, transferindo-se em 1944 para o Seminário Menor de Fortaleza, retornando ao de Sobral no ano seguinte. 

Em 1947, iniciou o curso de Filosofia no Seminário de Fortaleza, onde concluiu também o de Teologia, sendo ordenado sacerdote em 7 de dezembro de 1952 pelo Arcebispo D. Antônio de Almeida Lustosa.

Sua primeira paróquia foi Santo Antônio de Aracatiaçu, onde permaneceu por onze anos. Em janeiro de 1964, foi transferido para a Paróquia de Chaval e posteriormente, em 1973, assumiu a Paróquia de São Pedro de Ibiapina, nomeado por D. Timóteo Nemésio. 

Em todos os Municípios onde serviu, Padre Odilon deixou sua marca de pastor das almas e educador, preocupado com o futuro dos nossos jovens. Em Ibiapina, fundou o Centro Educacional Zulmira Melo, de ensino fundamental e médio, responsável pela educação da juventude ibiapinense.

foto: editada, autoria de Carlinhos e Cilene, retirada do blog http://cevaciong.blogspot.com

Nenhum comentário: