sábado, 30 de julho de 2011

ARTUR M. LIMA ILUMINA A NOITE TABOENSE - 29 DE JULHO DE 2011

O show do pianista consagrado internacionalmente Artur Moreira Lima, realizado nesta sexta (29/07) em Monsenhor Tabosa, iniciou e terminou dentro do horário previsto. A sociedade taboense, amantes e simpatizantes da música clássica lotou o espaço reservado para a apresentação do artista e acompanhou o “espetáculo”, atenta, do início ao fim.





A belíssima apresentação cultural aconteceu na Praça Coronel Epifânio, no centro da cidade. 

O show de abertura teve início as 19:45hs, pela Orquestra Filarmônica Estrelas da Serra. 



A Orquestra Filarmônica Estrelas da Serra têm 2 anos de existência, é composta por 40 crianças e adolescentes com idade entre 9 a 21 anos, todos da rede pública municipal e estadual de ensino. O projeto criado em 2006 pelo músico, Silvério Oliveira e é executado pela associação Arte Em Pauta no município de Croatá - CE, na serra da Ibiapaba, distante 380 quilômetros de Fortaleza.

O maestro Hélio Júnior, explica que trabalha como Guarda Municipal e por ser um amante da música, desenvolve esse trabalho de forma paralela.

Eu, Izabel e Isabelle


Grandes Eventos
Apesar de ter apenas 2 anos de idade, a orquestra coleciona mais de 100 (cem) apresentações, a maioria em locais e eventos de grande importância no Ceará e em outros estados do nordeste. A orquestra executa peças que vão do erudito ao popular, emocionando e agradando jovens e adultos por onde passa. Com apoio do governo estadual através de convênio com a Casa Civil a orquestra participa pela primeira vez do Projeto Férias no Ceará, apresentando-se em várias cidades, abrindo sempre o show do pianista Arthur Moreira Lima.

O Pianista

Considerado uma das mais importantes personalidades da nossa cultura, Arthur Moreira Lima
projetou-se internacionalmente no Concurso Chopin de Varsóvia. Laureou-se também nos Concursos de Leeds (Inglaterra) e Tchaikovsky (Moscou). Desde então, Moreira Lima tem feito turnês em todos os continentes, lotando as principais salas de concertos do mundo.

A crítica mundial o considera extraordinário intérprete do grande repertório romântico e não tem poupado elogios à beleza da sua sonoridade e ao seu grande virtuosismo. A revista LA SUISSE chamou Moreira Lima "O Pelé do Piano", a crítica americana elegeu sua gravação dos Noturnos de Chopin "o mais importante registro pianístico do ano", e o famoso crítico londrino Dominic Gill do FINANCIAL TIMES escreveu "Moreira Lima sabe tudo sobre o piano romântico, fazendo seu instrumento falar".

Nascido no Rio de Janeiro, Arthur Moreira Lima começou a estudar piano aos seis anos, e já aos nove tocava um concerto de Mozart com a Orquestra Sinfônica Brasileira.

A vinda do pianista à Monsenhor Tabosa se dá através da 6ª edição do Festival de Férias no Ceará, uma ação do Governo do Estado. A programação que teve início no dia 30 de junho contemplou 32 municípios de todas as regiões do Estado, ao todo foram 28 atrações nacionais e regionais.

O Concerto

Após a empolgante apresentação da Orquestra Filarmônica Estrelas da Serra, a grande estrela da noite foi anunciada - Artur Moreira Lima. No palco, esse gênio da musica clássica, executou canções internacionais e nacionais, sua apresentação durou aproximadamente uma hora, ao fim do concerto despediu-se do público interpretando o Hino Nacional Brasileiro. Mais ainda teve tempo para alguns agradecimentos especiais ao governo do estado, autoridades do município e em especial ao público razão fundamental ao público que lhe prestigiou.

Artur falou rapidamente de seu projeto um piano pela estrada. Que leva Arthur Moreira Lima e seu Caminhão Teatro para todo e qualquer lugar do país. Esse é o ideal do projeto. Dessa forma coloca a música clássica ao alcance de todos. Esse é o ideal do projeto Um Piano pela Estrada.

Após o show algumas pessoas aguardaram pacientemente por um contato mais “próximo” do artista, ele correspondeu, educadamente atendeu a todos posou para fotos e distribuiu autógrafos. 

Parabéns a Arthur Moreira pelo sucesso extraordinário no Brasil e pelo mundo afora e ao povo de Monsenhor Tabosa por tão grande privilégio, de poder ver de perto o talento do Rei do Piano.
Dorismar Rodrigues

Nenhum comentário: